Participação da Gondwana no Consórcio FORAM da União Europeia

O Projecto FORAM (FÓRUM MUNDIAL SOBRE MATÉRIAS-PRIMAS) foi lançado em Bruxelas, na Bélgica, durante a PrimeiraSemana das Matérias-Primas organizada pela Comissão Europeia (CE). Até ao momento, é o maior esforço colaborativo para melhorar a cooperação mundial para garantir o acesso às matérias-primas, promovendo a inovação e promovendo a mineração, reciclagem e uso sustentável das matérias-primas. Além dos principais interessados dos governos, da área de pesquisa e da indústria na Europa, o projecto reúne parceiros do Japão, EUA e outros países do G20, bem como outros países activos nos sectores de mineração e de outras matérias-primas.

O principal objectivo do Projecto FORAM é desenvolver e criar uma plataforma de peritos e partes interessadas internacionais, com base na União Europeia (UE), que avançará a ideia de um Fórum Mundial sobre Matérias-Primas (FORAM) e reforçará a cooperação internacional sobre políticas e investimentos em matérias-primas.

 

A CAMINHO DE UM FÓRUM MUNDIAL SOBRE MATÉRIAS-PRIMAS

O evento-piloto FORAM (Forum on Raw Materials) sobre gestão de matérias-primas, marca uma etapa importante de um projecto financiado pela União Europeia que está desenvolvendo uma plataforma de especialistas e participantes internacionais, os quais ajudarão a formular recomendações sobre como melhorar a cooperação internacional no campo das matérias-primas e investimentos a nível mundial.

FORAM significa "Fórum Mundial sobre Matérias-Primas" e resultará em recomendações para a criação de uma nova iniciativa, ou para melhorar as iniciativas existentes. O objectivo do FORAM é melhorar a transparência e o controlo dos recursos internacionais para uma melhor estabilidade, previsibilidade e eficiência desses recursos, o que levará a melhores condições de competitividade de forma sustentável

FORAM - 1.pdf 170,57 kB