Quem Somos

A Gondwana assume-se como “empresa de excelência na área dos recursos minerais em Moçambique”, desenvolvendo actividades de consultoria no sector da pesquisa de recursos minerais, com particular ênfase no carvão.

Somos uma empresa moçambicana, criada em 1999, com início de actividade em 2001. A nossa sede localiza-se em Maputo, tendo também (delegação) e parques em Tete.

Temos uma equipa composta por mais de 60 colaboradores, sendo que os sócios e consultores seniores possuem uma experiência de mais de 30 anos na prestação de serviços, na área geológica e mineira. 

A empresa está equipada com todo o material de campo e de gabinete necessário, o que nos permite realizar trabalhos com base nos mais elevados padrões internacionais.

Desde 2005 que a empresa está fortemente implantada na região norte de Moçambique, sobretudo na Província de Tete, o maior centro de negócios do sector do carvão em Moçambique, onde tem a uma forte estrutura em termos de recursos humanos e técnicos e uma capacidade logística que nos permite atender às solicitações dos projectos, desenvolvidos nas províncias a norte do Rio Save.

A Gondwana é uma das empresas pioneiras do desenvolvimento da consultoria na área geológico-mineira em Moçambique, o que por um lado permitiu ir granjeando uma posição de liderança, inovando e tomando a iniciativa de desenvolver novas formas de negócio e de posicionamento no mercado, mas por outro lado, obriga a um constante esforço para conseguirmos manter o posicionamento de “estar um passo à frente da concorrência”, para fazer jus ao facto, de que vários projectos mineiros e profissionais que hoje subsistem no mercado nacional, terem tido o envolvimento da Gondwana.

Alguns exemplo de acções pioneiras e de iniciativas de liderança no mercado:

  • Participação na preparação de proposta de concurso e prestação de serviços para a obtenção de licença mineira para a CVRD (hoje, Vale Moçambique) na bacia carbonífera de Moatize, que conduziu ao desenvolvimento da actual mina de carvão de Moatize;
  • Selecção de alvo e prestação de serviços na bacia carbonífera de Moatize para a empresa Aquila Resources, de que resultou, de entre outros o Projecto Zambeze, depois propriedade da Rio Tinto Moçambique;
  • Selecção de alvo e prestação de serviços no complexo gabro-anortosítico de Tete para a empresa Baobab Resources, de que resultou a definição de um depósito de magnetite de escala mundial, agora em fase de estudo de viabilidade;    
  • Criação de um Laboratório para a área de recursos minerais e agua, sediado em Tete, para servir a indústria mineira e de águas, uma parceria com a Bureau Veritas (a Gondwana detém uma posição maioritária na Plurinvest que por sua vez tem uma participação de 33%);
  • Desenvolvimento de projectos e estudos de carácter ambiental, por intermédio da empresa Gondwana GPT, Lda., em que a Gondwana possui uma participação de 50%.

Outra iniciativa da GONDWANA é a participação na empresa Água da Serra da Chiúta, Lda., uma empresa produtora de água de mesa engarrafada.